
ANA CAROLINA ZUANAZZI
Instituo Ayrton Senna
Graduada em Psicologia pela UEL, especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico, Mestre em Psicologia Clínica pela USP e Doutora em avaliação psicológica pela USF, com estágio na University of Toledo-Ohio. Atualmente é pós-doutoranda em avaliação psicológica pela USF e Gerente de Projetos na área de Geração de Evidências do Instituto Ayrton Senna.

ANDREA CHIBA
Dr. Andrea Chiba is a Professor in the Department of Cognitive Science and in the Program for Neuroscience at the University of California, San Diego. She is Co-Director and the founding Science Director of the Temporal Dynamics of Learning Center, originally an NSF Science of Learning Center. The Center research is focused on the importance of time and timing in various aspects of learning, from the level of the synapse to social interactions. The goal of the Center is not only to understand learning, but also to translate this understanding to the practice of educating. Chiba is involved in many Center projects that allow cross-species comparisons of learning and memory, bridging from rodent to human. The Chiba Laboratory is focused on gaining an understanding of the neural systems and principles underlying aspects of learning, memory, affect, and attention, with an emphasis on neural plasticity. Her team's current work on the neural basis of prosociality and interoception was launched through an NSF BRAIN Initiative Award. Work in her laboratory is highly interdisciplinary, using a variety of neurobiological, neurochemical, neurophysiology, computational, robotic, and behavioral techniques.

CARMEN FLORES
Doutora em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela USP. Estágio Pós-Doutorado em Mensuração Psicológica na University of California, Davis e na Universidade Autônoma de Madrid. Profa Associada no Depto de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Neurociências na Universidade Federal de Minas Gerais. Linhas de pesquisa: diferenças individuais em inteligência e personalidade.

CATARINA SETTE
Instituto Ayrton Senna
Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF/Itatiba). Mestre e Doutora (bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica Stricto Sensu da Universidade São Francisco - USF Campinas. Coordenadora de Projetos do Instituto Ayrton Senna. Membro do Laboratório de Ciência para a Educação (Edulab21) do Instituto Ayrton Senna.

CRISTINA DELOU
Psicóloga e Doutora em Educação Professora Aposentada da Faculdade de Educação e do Instituto de Biologia da UFF; Membro do GT de criação do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e do PPG (Cursos de Doutorado) em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn); Pesquisadora Produtividade Nível 2 do CNPq; Ganhadora do Prêmio Jabuti 2015 e da Medalha Carioca de Educação 2019; Presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBraSD (2011/2012); Coordenadora-geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais da Educação Especial, da Diretoria de Educação Especial (DEE), da Secretaria de Modalidades Especializadas (Semesp), do Ministério Da Educação (MEC).

DEBORA DELIBERATO
UNESP/MARÍLIA
Bolsista Produtividade CNPq. Livre-docente na área da Comunicação Alternativa pela UNESP/Marília, Pós-doutorado em Educação na UERJ, Doutorado em Ciências Médicas pela UNICAMP, Mestrado em Letras, Semiótica e Linguística Geral pela USP/SP. Graduação em Fonoaudiologia na UNIFESP. Tem experiência na área de Educação Especial, Educação Inclusiva e na área de Comunicação Suplementar e Alternativa.

DIRK VAN DAMME
Dirk Van Damme (PhD, Ghent University) is Senior Counsellor in the Directorate for Education and Skills at the OECD in Paris, and acting Head of the Centre for Educational Research and Innovation. Before joining the OECD in 2008, he was professor of educational research (Ghent University, Belgium) and comparative education (Free University Brussels, Belgium, visiting professor at Seton Hall University, NJ, USA), was counsellor for several Flemish education ministers (1992-2000), General Director of the Flemish Rectors’ Conference VLIR (2000-2003), and chief of staff of minister Frank Vandenbroucke (2004-2008). He published extensively on educational quality assurance and evaluation and was a board member and expert to various quality assurance agencies and international organisations. At the OECD he is supervising and promoting work on educational technology, the assessment of social and emotional skills, and innovation in education. His current interests are the science of learning, comparative analyses of educational systems, lifelong learning and higher education policy and evaluation.

DÉBORA FOGUEL
Profa Titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia do Mundo em Desenvolvimento e Coordenadora de Educacao da Rede CpE.

EDUARDO DESCHAMPS
FURB
Engenheiro Eletricista, Mestre em Enga. Elétrica e Doutor em Engenharia (UFSC). MBA em Liderança e Gestão Pública (CLP/Harvard Kennedy School). Professor da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Reitor da FURB (2006-2010). Secretário da Educação de SC (2012-2018). Presidente do CONSED (2015-2016). Conselheiro do CEE-SC e do CNE (2016-2020). Presidente do CNE (2016-2018).

ELIANE SCHLEMMER
Eliane Schlemmer é É bolsista PQ nível 1D (CNPq). Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (Escola da Indústria Criativa). É bacharel em Informática (UNISINOS), mestre em Psicologia e doutora em Informática na Educação (UFRGS) e pós-doutora em Educação (UAb-Portugal). Líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq. Pesquisadora colaboradora do Centro Internacional de Pesquisa Atopos/USP e da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO - UAb-Portugal

JERUSA DE SALLES
UFRGS
Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS, Professora Associada do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

KAREN TEIXEIRA
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna.

LUIZ GUILHERME DACAR DA SILVA SCORZAFAVE
LEPES/FEA-RP/USP
Luiz Guilherme Scorzafave é doutor em Economia e professor associado da Universidade de São Paulo, no Campus de Ribeirão Preto. É um dos coordenadores do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES), é membro da Rede Cpe e do Núcleo Cência pela Infância (NCPI). Entre outras questões, suas pesquisas abordam temas ligados à violência, tais como envolvimento precoce com a violência.

MARILIA ZALUAR GUIMARÃES
Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica/Neurociências) pela UFRJ e pós-doutora como Pew Latin American Fellows na UCSF (EUA). Atualmente é professora associada da UFRJ, pesquisadora colaboradora no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e Coordenadora Científica da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).

MOZART NEVES RAMOS
Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Química pela Politécnica de Milão - Itália. Foi Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna (2014 - 2019). Atualmente, é Titular da Cátedra Sergio Henrique Ferreira do Instituto de estudos Avançados da USP da USP.

NATÁLIA MOTA
UFRN/UFPE
Formada em Medicina, com residência em Psiquiatria pela UFRN, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Neurociências pelo Instituto do Cérebro da UFRN em colaboração com o Depto de Física da UFPE, desenvolveu ferramentas computacionais que auxiliam avaliação cognitiva. Premiada nacional e internacionalmente, foi alumni da LASchool for Education por 3 edições e atua na área de neuroeducação.

PAULO MATTOS
UFRJ, IDOR
Médico, Professor de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Título de Especialista em Psiquiatria. Mestrado e Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental (UFRJ), Pós-Doutorado em Bioquímica (UFRJ). Pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

RICARDO PAES DE BARROS
Ricardo Paes de Barros é engenheiro pelo ITA, mestre em estatística pelo IMPA e doutor em economia pela Universidade de Chicago. Integrou o IPEA por mais de 30 anos, dedicando-se aos temas de desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação. Foi professor visitante da Universidade de Yale, diretor do Conselho de Estudos Sociais do IPEA, subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento. Publicou diversos artigos e livros, recebendo importantes prêmios em reconhecimento ao seu trabalho, como o Haralambos Simeonidis, o Prêmio Mario Henrique Simonsen e a primeira edição do Prêmio Celso Furtado em Estudos Sociais, da Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences). Foi agraciado com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente, é Professor Titular no Insper, onde dedica-se ao uso de evidência científica para identificação de desafios nacionais, formulação e avaliação de políticas públicas.

ROBERTO LENT
Neurocientista, professor emérito da UFRJ e pesquisador do Instituto D'Or, pesquisador 1A do CNPq, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, atualmente coordenador-geral da Rede Nacional de Ciência para Educação. Autor de inúmeros trabalhos científicos publicados em revistas internacionais de relevância, capítulos de livros e livros, para adultos e crianças.

ROSA VICCARI
PhD in Electrical and Computer Engineering from the University of Coimbra (1990). Full professor at the Federal University of Rio Grande do Sul in the Informatics Institute and also Chair of UNESCO coordinator of Communication and Information Technologies in Education. Experience in Computer Science, acting on the following topics: intelligent tutors systems, multi-agent systems and Computer and education. Link ORCID, MyCitations (Google Scholar). GoogleScholar: https://scholar.google.com/citations?user=XsX10SQAAAAJ&hl=en ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6909-6405 MyResearcherID : https://www.researchgate.net/profile/Rosa_Maria_Vicari

STEFANIA GIANNINI
Ms Stefania Giannini was appointed UNESCO Assistant Director-General for Education in May 2018, becoming the top UN official in the field. In this position, she provides strategic vision and leadership for UNESCO in coordinating and monitoring the implementation of the Education 2030 Agenda, encapsulated in Sustainable Development Goal 4. With an academic background in the Humanities, Ms Giannini has served as Rector of the University for Foreigners of Perugia (2004 – 2012), being one of the first and youngest women to hold this position in Italy. As Senator of the Republic of Italy (2013 – 2018) and Minister of Education, Universities and Research (2014 – 2016), she developed and implemented a structural reform of the Italian education system, centred on social inclusion and cultural awareness. She has also been closely involved in an advisory capacity with the European Commissioner for Research and Innovation.